Do mercado à escola: professor usa embalagens para ensinar inglês
Não é novidade que, para aprender um idioma com fluência, o ideal é conviver com ele diariamente. Mas, já que nem sempre dá para viajar ao exterior para se ter essa experiência, o jeito é improvisar. O professor de inglês Frederico Lima de Vasconcelos decidiu ensinar inglês aproveitando as embalagens de produtos facilmente encontradas em qualquer supermercado. A ideia é que o aluno aprenda com algo que vai ver diariamente depois.
O método de ensino surgiu quando ele ainda estava na faculdade. O professor conta que trabalhava na Escola 31 de Março, atual Escola Estadual Renato Azevedo, em Cabo Frio (RJ), e ensinava inglês para crianças do ensino fundamental. "A professora orientadora pediu que eu montasse aulas para ampliar o vocabulário inglês dos alunos de forma lúdica", conta. Pensando na tarefa que tinha pela frente, Vasconcelos pensou em embalagens quando na manhã seguinte se perguntou o que significava o nome de um produto que estava usando.
"Foi aí que tive a ideia de montar com os alunos um supermercado com rótulos que tivessem palavras em inglês. Cada aluno deveria trazer a embalagem de um produto e um parágrafo explicando o significado do termo. Foi um sucesso", explica. O pequeno estabelecimento montado servia como espaço para aulas interativas. "As palavras impressas em embalagens aparecem regularmente não só em prateleiras de supermercado, bar e farmácia, mas também em anúncios de televisão, revistas, jornais e rádio. Essa constante aparição do vocabulário ajuda na fixação do conteúdo", diz.
Vasconcelos também faz uso de uma técnica de ensino que aprendeu na universidade: a partir de algo conhecido, o professor apresenta algo novo. É comum ouvir dos estudantes que não entendem nada de inglês. A partir disso, ele mostra que diariamente os alunos falam palavras do idioma, seja cantando músicas, seja se referindo a um produto pelo nome da marca. "Eles se empolgam com o fato e ficam com vontade de aprender ainda mais", diz.
O professor afirma que este comportamento é ainda mais comum em adultos. Hoje, ensinando o idioma em uma escola de aviação, Vasconcelos utiliza embalagens como estímulo. "Um dia eu mostrei uma embalagem de preservativo que tinha o termo 'fire'. Então eles pesquisaram e viram que significava fogo ou demitir em inglês. A partir disso, começo a apresentar conteúdo e gramática. Eles gostam, pois se identificam".
Além das aulas, Vasconcelos mantém o site Inglês no Supermercado: aumente seu vocabulário por meio de embalagem, que recebe mais de 90 mil visualizações mensais, e no qual publica exercícios de gramática que começam com uma embalagem ou com um termo conhecido em inglês.
Fonte: Site do Terra Networks